Aderir ao campismo: De trailer ou de motorhome? Comprar ou alugar?

Aderir ao campismo:  De trailer ou de motorhome? Comprar ou alugar?

 

Se você fizer uma pesquisa rápida só com os seus amigos, vai se dar conta de que praticamente todo mundo sonha em viajar de trailer. Confere?
telma-e-louiseLembramos de Telma e Louise ( que nem de trailer foram) e de Priscila a Rainha do Deserto naquele ônibus enorme e … baita vontade de ir! Sumir. Sentir o gosto do vento.

Todo mundo pira, né?

Eu morro de vontade. Me lembra vida hippie. Marido se lembra de banda.

É um sonho do inconsciente coletivo, né? Tipo viajar o mundo que também todo mundo quer… Mas que quase ninguém vai.

 

Mas porque será…

Que quase ninguém vai?

 

priscila

 

Será caro? Perigoso? Maluco demais? Coisa que só se sonha?

Eu não sei.

A gente foi tentar descobrir.

Primeiro passo para ir atrás ou desencanar de qualquer coisa na vida, né?

É o que a gente costuma fazer com tudo que a gente sonha aqui em casa desde sempre.

O lema aqui é: Ou vai ou não sonha.

 

De trailer ou Motorhome?

screenshot_2016-11-21-10-35-40Após uma pesquisa rápida na internet, pegamos o carro e fomos até Itu e Salto (SP) dar uma olhada em empresas que vendem e alugam trailers e motorhomes e já aí descobrimos que trailer é uma coisa e motorhome é outra, né? E que tem uma variedade enorme de cada um deles.

Foi tão legal!

As crianças (e a gente!!!!) piraram !

 

 

Trailer é uma casa móvel separada e rebocada por um veículo.

E motorhome é um veículo-casa que pode ser um ônibus, uma perua ou, hoje em dia, uma van.

São duas coisas parecidas, mas que proporcionam estilos de viagem diferentes.

 

fotorcreated

 

Trailer:

Pra viajar de trailer, é necessário ter o trailer e um veículo para rebocá-lo. Se for um trailer bem pequeno até dá para rebocar com um carro 1.8, mas os médios e grandes só se reboca com caminhonetes e tração traseira. Tem mini trailers para 2 pessoas com cama e cozinha. Trailers pequenos para 2 ou 4 pessoas com cama, cozinha e banheiro com chuveiro e trailers grandes para 6, 8 ou 10 pessoas e que tem até máquina de lavar roupa! Quase como uma casa mesmo. Praticamente todos os modelos que vimos, mesmo antigos, tem ar-condicionado além de geladeira, fogão e microondas. Uma coisa importante de saber é que não se pode viajar dentro do trailer. Ele é uma casa móvel que só pode ser ocupada enquanto está estacionada. Então, os passageiros viajam dentro do carro utilizado para rebocá-lo e essa é uma das principais diferenças entre os trailers e motorhomes.
dsc_5713

 

Motorhome:

É um veículo-casa. E você dirige enquando sua família ou amigos usufruem da casa. Um dirige, os outros jogam baralho. Um dirige e os demais podem dormir nos quartos. Tem motorhomes enormes tipo ônibus onde cabem 10 pessoas e a gente carrega até motos e bicicletas no bagageiro e motorhomes menores para 6, 4, 3 ou 2 pessoas montados em mini-bus ou vans. Os mais modernos tem sido montados em vans que possuem até dvd e internet! Super compactos e incrivelmente espaçosos e confortáveis. Chegam a custar o equivalente a uma casa de verdade e o aluguel também é bem salgado, mas tivemos informação de que viajar num motorhome costuma ser bem mais confortável que viajar num trailer, o que nos parece bastante lógico.

 

dsc_5695

 

Principal vantagens do trailer em relação ao motorhome:

  • É bem mais barato (tanto aluguel quanto compra);
  • Você pode usar seu veículo para os passeios enquanto faz suas viagens. Voce estaciona o trailer no camping e vai para os outros locais com o seu carro ou caminhonete. O que nem sempre é possível se você estiver com um motorhome pois alguns locais não permitem a circulação de veículos de maior porte;
  • Manutenção mais barata que a manutenção de um motorhome que é a manutenção de um ônibus ou van (mais cara que a manutenção de um carro de passeio);
  • Pra quem considera compra, o carro utilizado para rebocar pode ser utilizado no dia-a-dia como carro de passeio da família. Enquanto o motorhome fica encostado na garagem fora do período de viagens.

Vantagem dos motorhomes em relação aos trailers:

  • Você viaja na casa, o que proporciona um trajeto mais divertido, além de muito mais confortável! Com crianças, é possível sair de madrugada ou viajar durante a noite sem acordá-las, por exemplo;
  • Mais conforto na viagem porque o trailer costuma dar mais solavancos que o motorhome (pelo que nos disseram);
  • Se for um motorhome compacto – uma van – também dá pra fazer os passeios da viagem no próprio veículo e nos estacionamentos você pagará o valor de um veículo de tamanho normal.
  • E dá pra fazer viagens por países da América do Sul! Enquanto que com um trailer só é possível viajar dentro do Brasil por conta da dificuldade para conseguir documentações e permissões.

 

Entendida minimamente a diferença…

{E digo minimante porque entrar no campismo (eu nem sabia que tinha esse nome relacionado ao fato de que você passa a frequentar os campings onde estaciona, pernoita e cozinha) significa entrar em um mundo a parte com tantas informações, que pra vocês terem noção, sequer começamos aqui a entrar…}

 

Comprar ou alugar?

São poucos os locais que alugam trailers e motorhomes no Brasil. Em outros países como EUA e também na Europa é bem mais comum!

E não é barato. Se a gente compara o valor do aluguel junto com despesas de combustível, estacionamento, pedágios, campings e alimentação… É uma viagem que acaba saindo bem cara. Mais cara que uma viagem de carro ou avião com hospedagem em hotéis e pousadas…

E aqui, é mais comum o aluguel com motorista. Aí a gente precisa avaliar se quer a companhia e a comodidade de alguém dirigindo, né?

 

Por outro lado, será uma boa opção comprar um trailer ou motorhome ?

  • Motorhomes são caros, custam o valor de uma casa e, como os carros, desvalorizam e demandam manutenção. Tenha em mente que não é uma boa opção financeira, ok? Mas que é super válida se motivada por outras questões como ter um estilo de vida diferente. Muitas pessoas abrem mãos de suas casas em nome desse estilo, inclusive. Voce vai usar muito o motorhome?  Vai viajar várias vezes ao ano? Vai morar no motorhome? São algumas perguntas a se fazer antes de adquirir. Se for pra viajar uma vez ao ano… talvez valha a pena alugar.
  • E trailer? Trailer é bem mais barato e também viável de comprar um velhinho e reformar. Custa metade ou até um terço do valor de um motorhome. Então, o investimento não é tão alto e a desvalorização com o tempo também não é tão grande. Mas também será dinheiro parado na garagem se você não for viajar, então precisa também avaliar.

 

Mas e aí? No fim das contas, comprar ou alugar?

Depende, né?

Depende da sua expectativa em relação à viagem. Depende da frequência de uso. Do seu estilo de vida. Depende de vários fatores.

A gente precisa se fazer algumas perguntas… E fazer contas! E não tem formula que valha pra todo mundo.

 

Na nossa avaliação aqui:

  • Se for pra viajar mais barato simplesmente… Não vale a pena alugar.
  • Se for pra ter uma experiência de viagem incrível e muito diferente de tudo que já fez antes… Vale a pena alugar!
  • Se for pra ver se vai gostar e desejar mudar de estilo de vida depois, vale a pena alugar!
  • Se for pra viajar só uma vez ao ano, mesmo que seja uma viagem de 30 dias , por exemplo, vale mais alugar que comprar!
  • Se for pra viajar varias vezes ao ano e mudar de estilo de vida, vale comprar!

 

De qualquer maneira, consideramos muito interessante a possibilidade de alugar um trailer e ou um motorhome antes de decidir qualquer coisa a respeito de uma compra ou mudança de estilo de vida. E é isso que a gente decidiu fazer.

 

A gente sabe que vai amar. Porque pessoas que decidem alugar um trailer ou motorhome para fazerem uma viagem costumam ter experiências inesquecíveis! Pensa…

Mas a gente não sabe se vai querer viajar mil vezes ao ano. Se vai ter grana pra isso. Se vai jogar tudo pra cima e viver na estrada…

Então… Vamos experimentar!

E tomar grandes decisões (ou não), depois.

Desejem-nos sorte e acompanhem essa que vai ser nossa primeira grande experiência de birutice em família.

Estamos eufóricos.

Abraço!

E até o próximo post que vai ser sobre as providências todas para a viagem.

Obs: se você já faz parte deste mundo e tem informações e dicas sobre trailers e motorhomes, por favor nos critique, complemente esta nossa primeira impressão nos comentários… Agradecemos sua ajuda!

 

dsc_5707-menor

Curta esse artigo:

Curta a página da Família Biruta!

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Você pode copiar e redistribuir este texto na rede. Porém, pedimos que o nome dos autores e o link para o post original sejam informados claramente. Disseminar informação na internet também significa informar a seus leitores quem a produziu.

Quem escreve |

Elba Oliveira é mãe do Rafael e do Joaquim, nas horas vagas trabalha com o que gosta: Coaching, Maternagem e Empreendedorismo. Gosta do novo, do feito, da força e da brisa que sente no pico mais alto de cada montanha. Leva os bacuris onde vai.

6 responses to “Aderir ao campismo: De trailer ou de motorhome? Comprar ou alugar?”

  1. Mariana Prata disse:

    Amei!
    Você sempre inovando e surpreendendo!
    Meu marido vai pirar nesse blog!

  2. Carolina disse:

    Oi gente. Aluguei um motorhome pra viajar na Alemanha esse ano e achei sensacional. Extremamente confortável e te dá uma mobilidade na viagem que foi incrível. O aluguel foi por 13 dias. Agora quero viajar na América do sul e também estou na dúvida entre alugar ou comprar. Vi o preço de aluguel aqui no Brasil (preço no singular, pq parece só ter um lugar que aluga motorhome)e é bem salgado. Mas se eu for comprar, infelizmente não vai ser um motorhome, pq é muito caro. A ideia é adaptar um 4×4. Sei que vou perder muito no conforto, mas é como vcs disseram: ou vai ou não sonha. Então vou do melhor jeito que couber no orçamento. Boa sorte pra vcs!

    • Elba Oliveira disse:

      Carolina, é incrível mesmo! Acho que nunca mais viajamos de avião!O legal do 4X4 é poder fazer passeios mais inóspitos com o próprio veículo, né? Estamos aqui pensando nas varias opções também, vamos trocando ideias!
      🙂

  3. Ariane disse:

    Elba adorei sua experiência se puder me dar algumas dicas, eu e meu marido estamos pensando em alugar tbm para viajarmos com nossa filha de 5 anos, somos de Ubatuba se puder nos ajudar ficarei imensamente grata bjks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *